Helena Tannure - A Mulher no Governo

Helena Tannure - A Mulher no Governo Glória a Deus a paz do Senhor meus queridos Amém vou falar meus queridos porque temos alguns homens né Gente podem se assentar que alegria estar com vocês nessa noite sabemos que o senhor preparou esse tempo Às vezes a gente pensa que a gente é que faz planos né o coração do homem pode fazer planos mas a palavra de Deus diz que a resposta certa dos lábios essa vem do Senhor então bendito seja Deus porque você veio e porque o Senhor tem um propósito quando ele reúne seu o povo ele sempre tem um.

Helena Tannure - A Mulher no Governo

Propósito E a nossa personagem é essa que tá aí no telão Débora Débora vocês já abriram a Bíblia em juízes Capítulo 4 então permaneçam aí nós vamos ler eu não sei se o pessoal da mídia dá para trocar a versão eu tô com a nvt a nova versão transformadora Aliás se você tem um pouco de dificuldade com a leitura das escrituras sagradas eu indico a nvt a.

Nova versão transformadora ela tem uma linguagem muito acessível Vai facilitar enormemente a última vez que eu li a Bíblia toda eu li a nvt e é tão interessante como vem Unos insights novos assim a gente tem que fazer tudo para facilitar a nossa leitura bíblica a nossa compreensão das escrituras sagradas porque isso é fundamental pro nosso crescimento e para nós nos mantermos firmes em dias tão desafiadores Então essa essa versão é.

Uma versão que eu tenho certeza que vocês vão Vai facilitar a sua compreensão das escrituras a partir do verso primeiro de Juízes 4 o texto diz assim depois da morte de eúde os israelitas voltaram a fazer o que era mal Aos olhos do Senhor por isso o senhor os entregou nas mãos de jabim rei cananeu de Azor o comandante de seu exército era sísera que habitava em.

Aross ragim sísara que tinha 900 carros de guerra com rodas de ferro oprimiu cruelmente os israelitas durante 20 anos então o povo pediu socorro ao Senhor só uma pequena pausa aí o livro de juízes gente é um dos livros mais tristes da Bíblia porque quando você vai lendo o livro de juízes você vai vendo a repetição de uma história o povo se afasta de Deus vai pros Ídolos a.

Idolatria cresce no meio do povo de Deus os os costumes a obediência ao senhor é relativizada o povo se torna rebelde contra Deus então Deus retira a sua bênção e os inimigos avançam e prosperam contra Israel quando eles estão sofrendo dura opressão aí eles se lembram do Senhor se voltam para o senhor se arrependem dos seus pecados e pedem perdão ao Senhor aí o senhor dá grande livramento daqui a pouco o que que eles.

Fazem volta de novo pros Ídolos por isso é um livro muito triste porque nós deveríamos aprender as lições com os nossos erros e o livro de juízes inteiro é isso é levanta e c levanta e cai levanta e cai se aproxima de Deus se afasta de Deus se aproxima de Deus se afasta de Deus e nesse período aqui o povo estava afastado de Deus começa Aí o texto falando né voltaram a fazer o que era.

Mal a partir do verso 4 e quem julgava Israel nessa época era Débora uma profetiza mulher de lapidote tem umas pessoas que dizem que a Bíblia machista né Ele diz que a bíblia é machista não leu a Bíblia porque aqui está dizendo claramente que Deus entregou a palavra profética o conselho e o governo para uma mulher não era pela ausência de um homem porque ela era casada com lapidote e Deus levantou Débora e nenhum nenhum Capítulo aqui fala que ela foi.

Rebelde contra seu marido ela obedeceu ao Senhor e certamente já algumas mulher de vez em quando chega perto de mim Helena Eu tenho um chamado mas meu marido não me libera meu marido não me autoriza meu marido não me abençoa então fica quietinha no seu canto submeta ao seu marido quer quer ser uma bênção começa sendo uma bênção pro seu marido começa sendo uma bênção pra sua casa porque se Deus realmente tem um chamado para você ele vai inclinar o coração do.

Seu marido ou vai remover ele você lembra da A História de Nabal e Abigail Pois é então se tem um homem duro que se opõe a Deus ruim para ele mas aí é entre cabeça é cabeça com cabeça entendeu É é o homem e Deus então Deus não respalda A Rebelião gente eu só estou pregando a palavra de Deus porque o meu marido exerce sobre a.

Minha vida a liderança Gentil de Cristo Ele Me Ama Como Cristo ama a igreja ele tem obedecido a voz do Senhor e ele me autoriza ele me abençoa ele impõe as mãos sobre mim e me libera para eu cumprir o chamado que Deus deu Então não é o meu chamado é o nosso chamado eu posso ser a pessoa que mais se destaca aparentemente mas certamente vocês podem ter certeza eu não estaria desempenhando a função que eu estou se eu não tivesse sobre mim uma liderança gentil.

Aí a gente já já já entende que ela era uma mulher casada profetiza quem que era profetiza aquela que carregava a voz do senhor gente isso é muito sério ela costumava sentar-se debaixo da Palmeira de Débora entre ramá e Betel na região montanhosa de Efraim e os israelitas a procuravam para que ela julgasse suas questões olha mais um.

    Característica interessante sobre Débora ela não atendia as pessoas dentro de uma

    Tenda Olha a sabedoria dela ela se assentava debaixo de uma palmeira onde todo mundo passava e via ela dando conselho ela não fazia as coisas à escondidas ela protegia a família dela quando ela fazia todas as coisas ninguém ia poder falar nada de Débora pensar nada mal de Débora gente é muito importante nós vivermos uma vida reta e.

    Fugirmos da aparência do mal o senhor diz a gente evitar até a aparência do mal né e Débora se assentava debaixo de uma palmeira todo mundo que tava passando ali tava vendo Débora trabalhando e dando o seu conselho e julgando as questões Então ela tinha um respaldo divino sobre ela para ela exercer essa autoridade amém certo dia verso 6 mandou chamar Barque filho de abão que morava em quedes no.

    Território de naftal e lhe disse o senhor o Deus de Israel lhe dá a seguinte ordem convoque 10.000 guerreiros das tribas de naval e zebulon para irem ao Monte Tabor eu farei sísera comandante do Exército de jabim isso é a palavra de Deus na boca de Débora eu eu farei sísera comandante do Exército de jabim ir com seus carros de guerra e guerreiros até o rio kisson ali eu os.

    Entregarei em suas mãos Débora está liberando uma ordem de Deus para Barque o comandante do exército de Israel verso 8 Barque disse a Débora Só irei se você for comigo senão não irei Será que ele falou isso simplesmente porque Débora era uma mulher qualquer muito raramente gente um homem né inserido nessa cultura iria pedir isso a uma mulher o.

    Que que caracteriza aqui que ele não tinha dúvidas que Débora carregava uma autoridade um poder que não era só pela sua feminilidade era Deus que ela carregava era o conselho de Deus a ordem de Deus A Voz de Deus por isso o texto disse pra gente que ela era profetiza profetizar gente não é só quando o senhor toma uma pessoa quando ele tomou Débora aqui agora o senhor manda te dizer isso isso isso isso mas profetizar é dizer a.

    Verdade profetizar é falar o que é o certo o justo por isso ela julgava as causas as demandas do povo de Israel Às vezes a gente pensa que a palavra que Deus só vai nos usar nos entregando uma palavra sobre o nosso futuro ou nos dando uma ordem expressa não às vezes muitas vezes a profecia vem através de um conselho sábio um conselho que vem pela palavra e pela verdade do próprio Deus e por isso mesmo ele disse se você.

    Não for eu não vou não aí a gente lembra de Moisés né se a sua presença não for comigo eu também não vou subir desse lugar Débora respondeu está bem eu irei mas você não receberá a honra nesta missão pois o Senhor entregará sísera nas mãos de uma mulher Então Débora foi para bar com Barque.

    Aedes ali convocou as tribos de zebulon e nafit e 10.000 guerreiros subiram com ele Débora também o acompanhou começa a descrever a batalha e entra outra mulher em cena que eu sou fã dela Jael Jael Casca Grossa Mas enfim Hoje nós estamos focados em Débora Por que que será que Débora falou com ele assim olha eu vou com você mas saiba que o senhor vai.

    Entregar nas mãos de uma mulher o senhor não falou para ele não falou paraa Débora e jun Mas eles estavam tão temerosos tão temerosos que nem a palavra do senhor na boca dela garantia ele não então já que você eu não quero só a palavra do senhor quero a presença do Senhor então você vai comigo mas por que que ele mesmo não invocou a presença do Senhor por isso ela fala para ele ass Olha eu vou com você mas olha vai vai.

    Vai entendendo que Deus vai entregar e o acredito que o texto não é claro quanto

    A isso mas eu acredito que barac deve ter pensado assim Deus vai entregar a Vitória para ela mal sabia ele que entrar outra mulher em cena e é tão interessante quando a gente vê também Jael entra em cena você com certeza já leu essa história mas Jael habitava em tendas e Jael o o quando começa a acontecer a batalha os carros de jabim começam a.

    Atolar cai uma uma chuva muito forte os carros começam a atolar e eles vencem a batalha aquela primeira batalha e cisera que era o comandante do Exército de jabim foge e entra na tenda de Jael Jael pega e chama não pode entrar meu senhor pode entrar deita eu quero água não eu vou te dar leite e ele deita e dorme quando ele dorme ela pega uma estaca e o martelo e encrava na cabeça dele ela mata o comandante do exército inimigo e quando o exército perde o seu Comandante.

    Toda a estratégia fica fragilizada e Israel continua avançando em outras batalhas até que eles ganham e se veem livre do domínio do rei cananeu jabim e me chama atenção essas duas mulheres extraordinárias a autoridade e a presença de Deus a palavra o conselho que Débora carregava nos seus lábios e o fato de Deus ter convocado uma outra mulher para subjulgar o comandante do exército inimigo e tem.

    Uma característica em Jael ela não usou nenhuma arma nova que que você precisa para estender uma tenda gente estaca e martelo Não é assim que a A Tenda é esticada você estica as cordas da Tenda enfia a estaca na Terra Bate o matelo na terra e isso mantém fixadas ela não usou nenhuma arma que jabim usava que Cesar usava que Barque usava ela usou algo da casa.

    Dela alguma coisa que ela já estava acostumada a usar como Davi usou uma funda e uma pedra alguma coisa que era familiar para ele que ele dominava muito bem não foi a armadura de Saul foi a pedra e a funda com a qual ele espantava os lobos que queriam atacar o rebanho Deus quer usar as suas armas mulher Deus quer usar aquilo que ele te entregou e muitas vezes nós.

    Menosprezamos as nossas armas nós nos acovardam Ah mas o que que eu vou fazer com uma estaca com martelo Ah o que que eu vou fazer com saber cozinhar o que que eu vou fazer com saber fazer unhas e cabelo de que que V eu decorar não subestime aquilo que Deus te entregou hoje a gente tá vivendo um tempo em que as pessoas buscam muito seu propósito qual que é o seu propósito.

    Para mim senhor qual que é o seu propósito para mim senhor qual que se fala comigo senhor gente isso é tão Óbvio Deus criou a mulher de um jeito quando na origem da palavra Auxiliadora significa resposta solução Auxiliadora não é de segunda categoria sabe como a gente acredita que é na nossa tradução a mesma palavra para definir a mulher na criação farl eii uma Auxiliadora que lhe seja idônea é a.

    Mesma palavra que define o próprio Deus no Salmo 46 O Senhor é o meu auxílio socorro bem presente na hora da angústia é a mesma palavra no original Então não é de segunda categoria Porque não pode ser de segunda categoria A palavra que Deus usa para definir a mulher uma palavra que é usada para definir ele mesmo então a mulher foi feita por Deus para ser solução para ser resposta para levar socorro e quando nós não ocupamos.

    Este Lugar nós ocupamos o lugar da confusão Deus nos deu muitas palavras para encorajar para aconselharmos para consolos para ensinarmos a próxima geração vocês já perceberam que 9999% das professoras de educação infantil são mulheres as mulheres TM essa capacidade do ensino do conselho mas aí quando a gente não.

    Dispõe nas mãos de Deus aquilo que ele nos entregou para aliviar problemas para ser solução de problemas o diabo não desperdiça potencial e aí a gente se envolve com essas muitas palavras que Deus nos deu para a maledicência a fofoca revirar a vida dos outros levar e trazer notícia ruim murmurar responder mal o senhor não nos chamou para isso.

    Queridos o Senhor nos chamou para ser solução e como que nós seremos solução Você tem alguma coisa que pode ser oferecida na hora que a necessidade aparece esse que é o cumprimento do Nosso propósito O Nosso propósito primeiro é fazer discípulos batizando-os em nome do pai do filho e do espírito santo foi essa ordem que Jesus deu pra gente agora que Vocês entenderam o que que eu vim fazer e por todo mundo fazer.

    Discípulos batizando-os em nome do pai do filho e do Espírito Santo fazer discípulo não é apenas pregar o evangelho e entregar folhetos fazer discípulos é ensinar as pessoas é ser exemplo para as pessoas é acompanhar as pessoas é ser o reflexo de Cristo na vida delas isso é fazer discípulos e como que a gente faz discípulos nos apresentando para revelar Cristo aqueles que ainda não o conhecem.

    Na nossa maneira de viver então um exemplo simples você sabe que uma pessoa está doente e você sabe fazer uma comida adequada saudável e você fala puxa fulana tá doente né Que pena Ô senhor Qual que é o meu propósito você sabe fazer uma comida saudável adequada você sabe que vai cooperar com a cura da aquela pessoa tá aí o seu propósito é o encontro da.

    Necessidade com aquilo que você pode suprir isso é o cumprimento do propósito não é ficar pensando Ai Deus vai me levantar Deus vai me dar microfone Deus vai me fazer profetizar Deus gente não normalmente o pano de fundo para esse tipo de ambição é a vaidade o orgulho o desejo de ser percebida o desejo de ser seguida muitos seguidores no Instagram Ô gente vale nada se não for pra Glória do Senhor Isso não vale nada se a gente não pode ser útil nos.

    Bastidores quando ninguém tá nos enxergando como é que nós vamos ser úteis diante de grandes pessoas Isso é hipocrisia a gente fala ah eu quero ir pra África glória a Deus você quer ir pra África bendito seja Deus começa a ser uma bênção na sua casa começa a servir os seus vizinhos que não são crentes o evangelho pode ser pregado na sua rua precisa ir pra África para pregar o Evangelho não tem gente tá morrendo pro inferno na sua rua Às vezes a gente acredita que fazer a obra de Deus gente via de regra quando.

    A gente dá uma sondada no nosso coração e deixa o senhor julgar o a sonda dele lá dentro a gente descobre que no final das contas a gente quer é ganhar uma patente para ser visto e apreciado pelos homens e depois a gente vem pra casa do senhor e canta eu não preciso ser reconhecido por ningém a minha glória é fazer com que conheçam a ti aí pega a foto no Instagram e que diminua eu gente todo tempo a gente tem que.

    Pedir o Espírito Santo para colocar a sonda no nosso coração a devos foi uma Líder que eu tive o privilégio de aprender muito dela e ela sempre falava Helena todo ano você tem que começar o ano perguntando por que eu faço as coisas que eu faço do jeito que eu faço porque é muito fácil a gente se desviar do Nosso propósito em nome de construir o nosso próprio.

    Nome que o nosso nome morra com o nosso corpo e como diz a canção que o de Cristo permaneça em tudo em nome de Jesus a gente olha para Débora essa mulher que se levantou com a palavra do senhor mais do que ser aquela que julgava as causas mais do que ser aquela que estava debaixo da Palmeira atendendo as pessoas eh resolvendo demandas ela.

    Ela carregava a palavra do senhor eu quero perguntar para vocês minhas queridas irmãs Será que é a palavra do Senhor que ocupa os nossos lábios é o conselho do Senhor que as pessoas encontram em nós a Bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração e quantas vezes a gente como crente dá conselhos conforme este.

    Século você tá com uma amiga passando uma dificuldade no casamento e ao invés de você falar vamos orar juntos e jejuar sobre essa questão para Deus nos dar uma direção quantas vezes fala assim ah acaba logo com esse casamento é muito sofrimento Deus te quer ver feliz Deus não te quer ver sofrendo é mesmo imagina né se Deus Pai virasse para Jesus Filho preciso morrer na cruz não eu te quero ver feliz não te quero ver sofrendo muitas vezes gente o nosso sofrimento.

    Glorifica ao Senhor Muitas vezes o nosso sofrimento é através do nosso sofrimento que o nosso coração é expandido Muitas vezes o nosso sofrimento se torna testemunho para outro eu consegui vencer você também vai muitas vezes é no sofrimento que o nosso Nossa motivação é provada muitas vezes é no nosso sofrimento que o nome de Deus vai ser levantado e glorificado na nossa vida Jesus não falou que a gente ia ter.

    Uma vida fácil ele falou no mundo vocês terão aflições ele não falou talvez vocês tenham vocês terão garantia mas seguida ele fala mas tem de bom ânimo não desanima não não fica batido não não fica entristecido não que eu venci foi porque Jesus se esvaziou e se humilhou até a morte morte de Cruz Que.

    Deus o levantou soberanamente elhe deu um nome que é Sobre Todo Nome diante do qual Todo o joelho se dobrará mas essa parte a gente não quer a gente quer o resultado no que é processo e não tem vida cristã sem processos ontem eu tava pregando sobre a poda lá em João 15 Jesus fala assim se vocês não derem frutos vocês vão ser lançados fora meu pai corta Agora se vocês derem frutos meu pai vem e Poa para que vocês deem mais fruto.

    Ainda mas a gente tá vivendo um cristianismo tão modelado na cultura que a gente acredita assim ah não eu tenho que ser feliz a palavra não diz que você tem que ser feliz ela fala que a alegria do Senhor é a nossa força e do senhor a paz que o Senhor tem para dar ela não vem através das circunstâncias porque senão o dia que tiver tudo bem você vai amar o Senhor e o dia que a luta chegar você deixa Jesus para lá é isso O senhor é digno de ser.

    Adorado nos dias felizes e nos dias maus ele é digno de ser adorado no alto da montanha e no fundo do Vale ele é digno de ser adorado Esse era o problema do povo de Israel Nesse contexto eles eram volúveis voláteis quando a coisa tava boa eles se desviavam de Deus Se desviavam de Deus ia viver a vida ia curtir a vida ia abraçar outros Deuses ia abraçar os prazeres vamos viver a.

    Vida aí a coisa arrocha arrocha arrocha arrocha arrocha os inimigos começavam a avançar e prosperar e a oprimir aí todo mundo se voltava para Deus qualquer semelhança com o nosso tempo terá sido mera conhecid tempo eu não sei se vocês acompanharam o movimento no Brasil nas eleições eu nunca vi a igreja orando tanto aí as orações foram respondidas não da maneira que a igreja.

    Esperava Deus perdeu o controle não por que que ele tá permitindo Talvez para parar o nosso topete e para nos libertar de falsos Ídolos o que pode salvar o Brasil é Jesus Cristo eu reconheço o esforço dos homens eu reconheço o esforço de gente séria que quer que o Brasil dê certo eu reconheço o esforço desses homens mas eles não podem nos.

    Salvar porque o mundo gente o mundo está podre a corrupção aumenta o amor esfria de quase todos exatamente como a Bíblia diz E se nós não colocarmos os no olhos absolutamente no autor e consumador da nossa fé nós vamos nos desviar daqui a pouco o povo fica ressentido com Deus Deus não ouviu ele ouviu só que ele falou não e Deus Pode falar não a hora que ele quiser ele é Deus ele veu amanhã ele sabe o que nós não.

    Sabemos e se tem uma maneira da gente crescer é na luta e na dor e o texto aqui que nós acabamos de ler evidenciou isso apertou pro lado de Israel que que eles fizeram se voltaram completamente para Deus Senhor nos salva e quando eles se voltaram para Deus Deus fala paraa Débora Débora vai falar paraa baraca e que eu vou adiante de vocês vou vencer essa batalha que que nós estamos carregando.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DvsefHvLdFQ

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem